Barra de cereal: saudável só no rótulo.

Uma análise feita em sete marcas revelou que algumas têm mais calorias do que anunciam.

Quando bate aquela fome entre uma refeição e outra você costuma sacar da bolsa urna barrinha de cereal? Se a resposta for sim, fique atento. O lanche portátil pode ser até prático e saboroso, mas quando o assunto é nutrição muitas deixam a desejar. Uma análise pela Pro Teste em 12 barras de sete marcas revelou que algumas têm mais calorias e menos fibras do que anunciam suas embalagens.

 

Algumas marcas apresentaram 30% a mais de calorias do que o anunciado. É o caso da barrinha Linea sabor banana e aveia. O rótulo afirma que o produto tem 60 calorias mas os testes apontaram 98. A Nutry Light sabor banana informa que contém 80 calorias, mas foram encontra-das 95.

 

As fibras, benicas para regular a função intestinal, também apareceram em quantidades menores em algumas marcas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para ser denominado “fonte de fibras” um produto tem que conter três gramas a cada 100 gramas do total sólido. Já para ter a informação “alto teor de fibra” deve conter pelo menos o dobro. A Nutry de banana, que dizia ser “fonte de fibras”, anunciava ter 1 grama por unidade, mas apresentou 0,62.

 

Há marcas em que a quantidade de gordura é bem maior do que o indicado. A Linea de banana, por exemplo, diz ter 0 grama grama de gordura total, mas na verdade tem 0,87, segundo a análise da Pro Teste.

 

Para o endocrinologista Laerte Damasceno a pesquisa não surpreende. “Nunca indiquei aos meus pacientes o consumo desses produtos. Alguns têm até gordura trans na composição”. Ele destaca que o consumidor deve evitar sabores chocolate e mel, principalmente pessoas diabéticas.

 

A nutricionista Danielly Serrano recomenda que o consumidor opte pelas Marcas mais conhecidas. “De qualquer forma se a intenção é ingerir um alimento saudável e pouco calórico o recomendado é recorrer às frutas e deixar as barras para duas ou três vezes por semana”, ensina.

Marcas com pior desempenho no teste :

  • Nutry – Cereal com banana. Diz ser “fonte de fibras”, ou seja, deveria ter pelo menos 3 gramas de fibra por 100 gramas. Porém o rótulo diz que tem 1 grama de fibra por porção (25g) e, na verdade, apresena apenas 0,62 g de fibra em cada barra. A quantidade de fibra na unidade atende a apenas 2,5% de necessidade diária (4g)
  • Trio Light – Ceral com banana, aveia e mel. A quantidade de fibra atende a apenas 1,8% da necessidade diária.

Marcas com melhor desempenho no teste :

  • Neston Light
  • Good Light

Fonte : Daniela Souza – Jornal A Gazeta

Deixe uma resposta