Trilha até o topo de pedra azul.

A trilha, que está fechada há 11 anos, vai ser reaberta em julho, oferecendo mais uma opção
de aventura na região serrana

DOMINGOS MARTINS – Boa notícia para os que gostam de aventura e apreciam as montanhas capixabas. Depois de ficar desativada por 11 anos, a trilha até o topo da Pedra Azul, em Domingos Martins, deverá ser reaberta neste inverno. A previsão é que ela esteja liberada no início de julho.
No total, os aventureiros terão que enfrentar 2,5 km, entre caminhada e escalada, até o topo que está a 1.822 metros de altitude. Além de disposição, vale levar um bom agasalho em função do clima do local, um dos mais frios do Estado. Em momentos mais rigorosos, principalmente no inverno, o pico da Pedra Azul registra temperaturas abaixo de zero.
"A Pedra Azul é uma marca e um santuário natural do Espírito Santo e uma trilha até o topo é muito bem vinda. A iniciativa é ótima para os amantes do turismo de aventura", comemorou um empresário de Vitória.

Guia do Parque Estadual da Pedra Azul há 23 anos, José Angelo Cezati disse que a trilha receberá corrimões. Nos trechos mais íngremes, serão colocados mosquetões (espécie de parafuso) na rocha. "Isso para os visitantes poderem fixar seus equipamentos de escalada com segurança, evitando acidentes. Esses equipamentos estarão disponíveis no próprio parque", adiantou, acrescentando que o Corpo de Bombeiros vai participar na instalação dos mosquetões.
O Parque Estadual da Pedra Azul é administrado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iama). Além de belas paisagens, possui remanescentes de mata Atlântica que abrigam espécies de plantas e animais ameaçados de extinção. O local é um espaço para pesquisadores e do alto da Pedra Azul é possível visualizar uma grande extensão do Estado.
O parque também abriga a cabeceira inicial do rio Jucu, que tem 26 nascentes.

SERVIÇO
Visitas devem ser agendadas com antecedência na gerência do Parque Estadual da Pedra Azul.
O telefone é o (27) 3248-1156. O acesso fica no km 88 da BR 262.

Deixe uma resposta