Mochilas

A maioria das mochilas modernas possui design flexível, permitindo muitos ajustes à estatura e conformação do indivíduo. Antes de comprar uma mochila, teste prever que tamanho ela deve ter. A meta é colocar dentro dela tudo o que você precisa, sem ter que prender nada do lado de fora.

As mochilas são as nossas companheiras inseparáveis. Qualquer aventureiro que se preze tem uma. Saiba como regular e calcular o peso ideal para que sejam evitados problemas de coluna.

Ajustando a mochila

1. Encha uma mochila nova e desconhecida com uma carga qualquer. Solte todas as alças, primeiro observando sua função e onde as presilhas estão fixadas.

2. Estenda o sistema de ajuste traseiro ao máximo. Apertar, agora, será o único acerto necessário.

3. Ponha a mochila nas costas. Aperte as alças inferiores dos ombros, até que a mochila esteja bem acomodada em seus ombros e costas.

4. Encontre o ajuste traseiro com as mãos. O objetivo é assentar a mochila o mais alto possível nos seus ombros.

5. Aperte a barrigueira, Isso transfere o peso de suas costas, passando pela bacia, para as suas pernas.

6. Aperte as alças superiores para assentar a mochila nas suas costas e elevar o centro de gravidade dela.

7. Apertar as alças dos ombros e afrouxar a barrigueira alivia a pressão na cintura e vice-versa.

Dicas gerais

Uma mochila leve para passeios curtos deve ter espaço para levar todo o material para uma caminhada de um dia: comida, água, impermeáveis e agasalhos, câmera, mapas, bússola e itens de emergência. Escolha um modelo robusto com armação e costas acolchoadas. Para expedições de um dia basta uma com capacidade de 30 ou 40 litros. Se suas pretensões forem muito mais além, há também as de 6o, 70 ou 80 litros.

Leve somente o material "realmente necessário". O ideal é que o peso da carga que se leva nas costas corresponda a, no máximo, 10% do peso de quem a está carregando.

É importante que as alças das mochilas estejam bem reguladas simetricamente, evitando que um ombro fique mais sobrecarregado que outro.

As alças devem ser largas e acolchoadas pois dessa forma a pressão sobre os ombros diminui.

Prefira os modelos de mochilas com barrigueira e peitoral, pois evitam que a mochila fique balançando pra lá e pra cá nas costas. O certo é que o peso da mochila fique localizado na cintura (nos homens) ou no quadril (nas mulheres) aliviando totalmente o peso dos ombros.

Evite barrigueiras finas (25mm ou menos) de nylon fino e fraco.

O peitoral entra na história para evitar que as alças fiquem machucando o braço nas axilas e também para evitar que a mochila fique puxando para trás.

Evite costuras simples e sem reforço nas alças.

Deixe uma resposta