Bancos : Sete Cuidados Para Proteger o seu Bolso

Aprenda a se defender dos abusos de alguns bancos e evitar gastos.

 

1- Abertura de conta corrente e poupança

 

* Tenha uma cópia do contrato para análise antes de assinar

 

* Além da exigência de um depósito inicial, é importante estar atento também a itens como saldo médio exigido para manutenção da conta; condições para o fornecimento de talonária de cheques e/ou cartão magnético; e disposições legais quanto à emissão de cheques sem fundos.

 

* Não assine qualquer documento em branco

 

* Os bancos não poderão cobrar a manutenção de contas de poupança, exceto as inativas – aquelas que tenham saldo igual ou inferior a R$20.00 e não tenham sido movimentadas no período de seis meses.

 

2- Encerramento de conta.

 

* Não movimentar mais a conta ou deixá-la sem saldo positivo não significa que ela será cancelada automaticamente

 

* Não havendo manifestações contrárias o banco continuará a cobrar tarifas para manutenção da conta, gerando débito.

 

* O encerramento deve ser feito por escrito e entregue pessoalmente na agência pertinente à conta em duas vias protocoladas, uma das quais ficando em poder do consumidor.

 

3- Tarifas bancárias.

 

* Fique alerta, pois cada banco dá um nome diferente para seu serviço e sua tarifa, dificultando à comparação.

 

* Os bancos criaram pacotes de tarifas. É preciso verificar todos serviços incluídos nele e se vai usá-los.

 

* Na hora de escolher o banco, confira as tarifas cobradas para manutenção de conta e apure as vantagens dos pacotes de serviços.

 

4- Pagamento de conta em banco.

 

* O banco não e obrigado a aceitar pagamento por meio de cheque de não correntista, mas a dinheiro, a obrigatoriedade passa a existir.

 

* São consideradas práticas abusivas: cobrança de taxas (além das estipuladas em fatura) no pagamento de contas de empresas conveniadas; força o cliente ou não a efetuar pagamentos pelo sistema de auto-atendimento, fazer distinção entre clientes e não cliente em termos de dia, horário e local de atendimento para recebimento de pagamentos.

 

5- Extrato bancário.

 

* Todo correntista deve receber gratuitamente um extrato mensal impresso contendo a movimentação do mês.

 

* Para extratos extras, em períodos menores serão cobradas tarifas pré – estabelecidas para este serviço.

 

* Deve ser observado, ainda, se essas tarifas estão relacionadas no quadro afixado na instituição bancária.

 

6- Cartão de banco.

 

* Se o cartão for engolido pela máquina, utilize o telefone dentro do próprio caixa eletrônico para entrar em contato com o banco.

 

* Nunca use celular de estranhos. Em caso de roubo ou extravio do cartão, a primeira medida é comunicar imediatamente o banco, solicitando o cancelamento da senha e do cartão. Não esqueça de pedir um numero de protocolo do pedido ou comprovante do cancelamento.

 

* Registre um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia.

 

7- Cheques.

 

* O cheque pré-datado não é regulamentado, ou seja, é pagável no dia da apresentação e poderá ser devolvido por insuficiência de fundos caso a conta esteja descoberta.

 

* Para que o cheque não seja recebido exclusivamente pelo favorecido, o emitente tem de torná-lo nominal, escrevendo, após o nome do beneficiário, a expressão “proibido o endosso”.

 

* A segunda apresentação de um cheque sem fundos implica na inclusão do correntista no cadastro de emitentes de cheques sem fundos (CCF) do banco central.

Deixe uma resposta