Incomodado com a nova interface do Windows 8? Livre-se dela!

Utilitários gratuitos ajudam a restaurar o desktop como a principal interface do sistema, facilitando a migração.

O Windows 8 traz, entre vários outros recursos, uma interface completamente nova, antigamente conhecida como Metro mas que hoje é chamada de Modern UI (algo como “Interface Moderna”). Ela é otimizada para o uso com toques e gestos, mas muda profundamente a forma como interagimos com o computador.

Não estamos dizendo que mudanças são ruins: o problema é que o sistema força o usuário a adotar a nova interface. Sempre que o computador é ligado ela está lá, e todos os programas padrão (como o cliente de e-mail, galeria de fotos, media player e até o Internet Explorer) a usam.

É possível, sim, acessar o bom e velho desktop como no Windows 7, mas para isso é necessário passar antes pela nova interface. E como a Microsoft “matou” o menu Iniciar, sempre que você quiser abrir um programa terá de voltar à “Tela Inicial” para isso. Não vemos problema em colocar a Modern UI como padrão e promovê-la, mas o usuário deveria ao menos ter a opção de ignorá-la caso queira.

Mas se a Microsoft não te dá escolha, há quem dê. Se você quer aproveitar os benefícios do Windows 8 (boot rápido, menor consumo de memória, melhor suporte a múltiplos monitores, entre outros) mas prefere trabalhar no desktop, pode usar um utilitário gratuito chamadoSkip Metro Suite. Com ele é possível forçar o Windows 8 a iniciar automaticamente no desktop, e até desativar os atalhos nos cantos da tela que dão acesso a recursos da Modern UI como a Tela Inicial ou a barra de “Charms”.

Contornando a nova interface

Depois de instalar o Skip Metro Suite, basta marcar os recursos do Windows 8 que deseja desativar. Skip Start Screen faz com que o sistema inicie automaticamente no desktop, pulando a nova Tela Inicial. Você também pode marcar opções para desativar os atalhos nos cantos da tela: o do canto inferior esquerdo (chama a Tela Inicial), superior esquerdo (chama o alternador de tarefas), e superior ou inferior direito (que chama a barra “Charms”, com opções de busca, compartilhamento e configurações). Depois de marcar o que quer, clique em Save Settings e faça um teste: reinicie o PC e você verá que, depois do login, ele irá direto para o desktop.

nometro_skipmetro-360px.jpg
Basta marcar algumas opções para forçar o Windows 8 a usar o Desktop

Recuperando o Menu Iniciar

O trabalho ainda não terminou. A Microsoft eliminou o Menu Iniciar no desktop do Windows 8, então você não vai conseguir abrir programas. A solução é instalar um substituto, como o Pokki.

Este programa gratuito tem múltiplas funções. Em primeiro lugar é uma alternativa mais poderosa ao menu original, com uma grade onde você pode colocar até 16 de seus programas favoritos, acesso fácil às configurações do PC, central de notificações (como novas mensagens de e-mail ou menções no Twitter) integrada e um sistema de buscas rápido e eficiente, que encontra não só itens em seu computador como também conteúdo na internet. Digite “Windows 8” na barra de pesquisa, por exemplo, e um dos resultados será a página sobre o sistema na Wikipedia.

nometro_menupokki-360px.jpg
O "Menu Iniciar" do Pokki

O Pokki também traz uma loja de apps, que adapta sites e serviços web populares para rodar no desktop. Você pode ter um GMail Lite (com uma interface mais limpa e agradável que a padrão) rodando lado-a-lado com o Word, e ler e escrever e-mails sem precisar ter um navegador rodando.

A loja traz alguns apps bem interessantes como o Tweeki, um simpático cliente para o Twitter, e o Instagrille, que permite ver, curtir e comentar fotos do Instagram. Também há versões “desktop” de jogos como Angry Birds, Cut The Rope e Plants vs. Zombies.

nometro_instagrille-360px.jpg
Instagrille permite que você acompanhe seu feed do Instagram no PC

E se você gostou da idéia do Pokki, vai gostar também de saber que ele funciona de forma idêntica no Windows 7, substituindo o Menu Iniciar nativo.

Cuidado com os padrões

Com os dois programas acima você já tem quase tudo o que precisa para usar o Windows 8 livre da nova interface. Mas ocasionalmente pode acontecer de você abrir um arquivo e ser “catapultado” para ela, pois o programa associado por padrão a este tipo de arquivo é um app “moderno”. Isso acontece quando você dá dois cliques em uma imagem ou em um arquivo PDF, entre outros.

Vamos usar como exemplo uma imagem JPEG, que por padrão abre no Fotos, um aplicativo que usa a nova interface. Não queremos isso, então clique com o botão direito do mouse no arquivo e escolha Abrir com / Escolher programa padrão… no menu. Na lista de programas que surge escolha um que rode na interface desktop, como o “Visualizador de Imagens do Windows”.

nometro_desktop-360px.jpg
Windows 8, sem a nova interface. Familiar e mais eficiente

Pronto, agora sempre que você der dois cliques numa foto em JPEG, ela será aberta com o mesmo visualizador do Windows 7, no ambiente desktop. Faça isso para os outros tipos de arquivo conforme necessário.

Fonte : PCWorld

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.