- NOTA TÉCNICA Nº 005/2022 SESA/SSVS/GEVS
- Plano de Contingência do Estado do Espírito Santo para controle e prevenção da infecção causada pelo vírus Monkeypox (MPXV)
FORMAS DE TRANSMISSÃO
- O vírus Monkeypox é um vírus de DNA, em que a transmissão entre humanos pode resultar de contato próximo pela via respiratória, lesões na pele de uma pessoa infectada ou objetos recentemente contaminados. A transmissão respiratória por gotículas coloca em maior risco os profissionais de saúde, membros da família e outros contatos próximos. A transmissão também pode ocorrer através da placenta, o que pode levar à varíola congênita, ou pelo contato próximo durante e após o nascimento.
- Apesar de, na epidemia atual da doença, ter-se observado sua transmissão mais frequentemente entre homens que praticam sexo com homens (HSH), não está claro neste momento se pode ser transmitida especificamente através da via sexual, portanto, não é classificada como uma IST (infecção sexualmente transmissível). Estudos são necessários para entender melhor esse risco.
- A Monkeypox pode ocorrer em qualquer indivíduo que tenha contato com uma pessoa infectada, através de lesões na pele e gotículas, que podem estar presentes mesmo em objetos compartilhados, como roupas de cama e toalhas. A ampla detecção e isolamento e não compartilhamento de objetos, mesmo de casos suspeitos, torna-se uma importante medida de controle da doença.
não desmerecendo a informação, mas… nada do teste da Nasa de defesa planetária contra asteroides por aqui? xD