Foram descobertas duas novas estrelas do tipo “Kaiju”. A Godzilla e a Mothra, essas estrelas são caracterizadas por serem massivas e brilhantes.
Essas estrelas estão localizadas a uma distância impressionante da Via Láctea, com a luz delas levando aproximadamente mais de 15 bilhões de anos para nos alcançar. A visibilidade dessas estrelas como estrelas individuais a essas distâncias é possível graças aos poderosos efeitos de lente gravitacional, produzidos por um aglomerado galáctico conhecido como max0416.
A pesquisa revelou que essas estrelas são provavelmente parte de um sistema binário, com uma luminosidade de 50.000 e 125.000 sóis, respectivamente. Elas são muito diferentes do que esperávamos, sendo muito maiores do que qualquer supergigante na Via Láctea, mas não muito quentes.
Provavelmente Mothra é formada por duas estrelas supergigantes :
- Uma Vermelha – ~5000K e luminosidade de 50000 sóis
- Uma Azul – ~14000K e luminosidade de 125000 sóis.
A parte interessante é a ampliação.
Os Clusters entre as estrelas e as observações (Hubble & JWST) deveria ser um fator de 4000. Algo próximo as estrelas dando um aumento à ampliação, o time calculou que algo do tamanho de uma galáxia anã entre 10000 a 2.5 milhões a massa do sól, mas ambos observatórios puderam vê-los.
Isso sugere que o objeto pode ser uma galáxia anã feita de máteria escura.
Mais no Youtube :
- New Rare ‘Kaiju’ Star Discovered With a Lens Made of Dark Matter
- Dark Matter Clues from Two Kaiju Stars Discovered by the James Webb Space Telescope